O que diz a Lei sobre assédio e indenizações

Criada por Jordão Fabrega, Modificado em Sex, 9 Jun, 2023 na (o) 12:32 PM por Jordão Fabrega


Quais são as leis que tratam sobre assédio sexual e demais tipos de violência? 


A definição do crime de assédio sexual está no artigo 216-A do Código Penal, com pena de detenção prevista de 1 a 2 anos, que pode ser aumentada em ⅓, se a vítima for menor de idade.


Assim, o crime é de competência da Justiça Comum, mas também é tratado no âmbito do Direito do Trabalho. 


Essa conduta pode se enquadrar como quebra dos deveres contratuais, como está prescrito na CLT, gerando a rescisão indireta prevista na legislação trabalhista. 


Provas são fundamentais para comprovar os abusos do trabalho, comenta Jordão M. Fábrega - CEO by FalaSegura®, e uma das formas é a testemunha, imagens, vídeos e tudo isso sabemos nem sempre é fácil de ser comprovado.




Instituir um Canal de Denúncias parece ser mais assertivo, e por isso a Lei em vigor 14.457/22 tem agora em seu texto a base legal para as empresas implantarem na CIPA a obrigação ou não na empresa, afinal qual é a empresa que gostaria de amargar um processo trabalhista por simplesmente não ter evitado tivesse ocorrido no âmbito da empresa tais fatos defesos por lei?


Veja abaixo algumas formas:


  • “praticar o empregador ou seus prepostos, contra ele ou pessoas de sua família, ato lesivo da honra e boa fama”; ou
  • “incontinência de conduta ou mau procedimento”

Nesse caso, há a possibilidade de rescindir o contrato por falta grave do empregador, e a vítima recebe todos os direitos previstos pela rescisão, como:

  • férias,
  • décimo terceiro salário, 
  • aviso prévio e FGTS, além de indenização, prevista pelo Código Civil, quando for o caso.

Assim, trata-se legalmente do assédio sexual no artigo 927 do Código Civil, no artigo 216-A do Código Penal e nos artigos 482 e 483 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).


Além da rescisão do contrato de trabalho, as punições podem ser de prestação de serviços, conforme o caso, além das sanções civis, administrativas e criminais aplicáveis, que podem chegar e, até mesmo, ultrapassar valores que somados ficam acima de R$ 50.000,00 até R$ 100.000,00 conforme o cargo, tipo de empresa, tempo de empresa e consequências às vítimas. 



 Equipes FalaSegura®






Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo